INICIO > MÍDIA

 
Trabalhos na mídia:

Mídia: EPTV.COM - Terra da Gente
Data: 27/06/2011

Pesquisa sobre aves é premiada em congresso
A pesquisa sobre a comunidade de corujas do Biólogo Willian Menq, conquista o prêmio Helmut Sick no XVIII Congresso Brasileiro de Ornitologia, sediado no campus da UFMT, em Cuiabá/MT. O evento é um dos mais importantes da área e contou com a participação de pesquisadores de vários pontos do Brasil.

VISUALIZAR REPORTAGEM (PDF):

Mídia: Revista do Tatuapé
Data: 01/06/2011

Aves de Rapina: Predadoras Urbanas
Entrevista de Willian Menq para elaboração da matéria sobre as aves de rapina urbanas, texto entrevista e texto editado por Rafael Sampaio. A matéria aborda a convivência entre pessoas e aves de rapina nas cidades, espécies existentes no meio urbano, perigos e ameaças, além de outras questões de interesse.

VISUALIZAR MATÉRIA (PDF):

Mídia: Jornal O Diário
Data: 10/01/2011

Pesquisa de Willian Menq encontra aves de rapina raras na Reserva das Perobas
O Jovem pesquisador Willian Menq, de 21 anos em um ano de pesquisa na maior floresta do noroeste paranaense, munido de seu binóculo e camera fotográfica catalogou às aves de rapina da Reserva Biológica das Perobas.

VISUALIZAR REPORTAGEM:

Mídia: Boletim do Instituto Chico Mendes (ICMBio) n°123 pág 03
Data: 19/11/2010

Pesquisa na Rebio das Perobas é Premiada
O estudo de composição e abundância das aves de rapina diurnas (Falconiformes e Cathartiformes) da Reserva Biológica das Perobas, de autoria de Willian Menq dos Santos, recebeu o prêmio de melhor pesquisa do ano na área de 'ciências da vida' concedido pela Diretoria de Pesquisa do Centro Universitário de Maringá.

VISUALIZAR REPORTAGEM (PDF):

Mídia: Revista Terra da Gente n°77
Data: Setembro/2010

Suindara: O Coração na cara
Participação de Willian Menq junto a outros pesquisadores na matéria elaborada por Valdemar Sibinelli sobre a coruja suindara (Tyto alba) a mais urbana das corujas de nosso país. Tal espécie apesar da grande importância ecológica e da fama de "exterminadora de ratos" ainda sobre preconceitos devido a algumas crenças populares que ainda persistem.

Mídia: RPC TV - Meu Paraná
Data: 24/07/2010

A Arca de Noé do Noroeste Paranaense

Matéria do programa "Meu Paraná" sobre a Rebio das Perobas e algumas das pesquisas realizadas na mesma. Foi exibida um pouco da nossa pesquisa com aves de rapina na UC dando destaque aos raros registros.

Mídia: Jornal Tribuna do Interior
Data: 09/01/2010

Reserva próxima a Campo Mourão é uma Arca de Noé
Lá, Willian Menq, um jovem pesquisador decidiu dedicar parte de seu tempo para realizar um levantamento sobre a avifauna local, em especial as aves de rapina (águias, gaviões, falcões e corujas) da reserva. Como resultado ele acabou descobrindo raras espécies de animais. “É como se fosse uma verdadeira Arca de Noé”, disse.

VISUALIZAR REPORTAGEM (PDF):

Mídia: Jornal Bom Dia Brasil - TV GLOBO
Data: 29/09/2009

Mata Abriga Aves raras no Interior do Paraná
No interior do Paraná, a equipe do Bom Dia Brasil descobriu um trecho de mata protegida, é a Reserva Biológica das Perobas, maior floresta da região noroeste do Paraná. Uma reserva de conservação natural, abrigo seguro para centenas de aves ameaçadas de extinção. Veja o video da reportagem.

VISUALIZAR REPORTAGEM (PDF):

Mídia: Rede Globo - Caminhos do Campo - RPC TV
Data: 16/08/2009

Matéria na TV sobre a Pesquisa com aves de rapina na Rebio

Mídia: Jornal Tribuna de Cianorte
Data: 18/08/2009

Aves raras aparecem na Reserva das Perobas
Aves raras são vistas na Reserva Biológica das Perobas, a maior floresta do noroeste paranaense, entre Tuneiras do Oeste e Cianorte. Um gavião-pato (Spizaetus melanoleucus), espécie na lista vermelha das aves ameaçadas de extinção no Paraná, foi visto no parque - registro inédito para a região, que revela o grau de biodiversidade da unidade.

VISUALIZAR REPORTAGEM (PDF):

Mídia: Cesumar - Centro Universitário de Maringá
Data: 23/07/2009

Ave em extinção é registrada por estudante do Cesumar
Um exemplar do Gavião-pato, espécie que está na lista vermelha das aves ameaçadas de extinção no Paraná e em diversos estados brasileiros, foi encontrado pelo estudante de biologia do cesumar Willian Menq na Reserva Biológica das Perobas, localizada nos municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte, no Noroeste do Paraná.

VISUALIZAR REPORTAGEM (PDF):