INICIO > INFORMAÇÕES GERAIS > PERGUNTAS FREQUENTES  

Perguntas frequentes
Sobre as aves de rapina do Brasil.

1. O que são aves de rapina?
2. Qual é a coruja branca que aparece nos filmes do Harry potter?
3. Vídeo da águia capturando bebê em parque no Canadá, é verdadeiro?
4. Qual a diferença entre águia, falcão e gavião?
5. Maior ave de rapina diurna do mundo?
6. Menor ave de rapina diurna do mundo? e do Brasil?
7. Maior coruja do mundo? e a maior do Brasil?
8. Menor coruja do mundo? e a menor do Brasil?
9. Urubus são aves de rapina?
10. Existem águias no Brasil?
11. Qual a ave de rapina mais rápida?
12. Qual é a importância das aves de rapina na natureza?
13. As aves de rapina atacam pessoas?
14. Quantas aves de rapina existem em todo o mundo?
15. Quantas aves de rapina existem no Brasil?
16. Lenda da renovação da águia é verdadeira?
17. Encontrei um filhote abandonado ou machucado, o que fazer?



 
 

1. Afinal, o que são aves de rapina?
Resposta: O termo "aves de rapina" refere-se as aves carnívoras que compartilham determinadas adaptações para a caça ativa, como o bico curvo e afiado, garras fortes, voo poderoso, além de uma excelente visão e audição. Mais detalhes clique aqui.

 
 

 
 

2. Qual é a coruja branca que aparece nos filmes do Harry potter?
Resposta: É a coruja-das-neves (Bubo scandiacus), não ocorre no Brasil, habita as regiões setentrionais do hemisfério norte.

 
 

 
 

3. Vídeo da águia capturando um bebê, em parque no Canadá, é verdadeiro?
Resposta: É falso! Segundo o G1, o vídeo não passa de uma montagem muito bem feita por estudantes canadenses, que, infelizmente acabaram divulgando uma péssima e errada imagem das águias e outras aves de rapina.

 
 

 
 

4. Qual a diferença entre águias, falcões e gaviões?
Resposta: Resposta e explicações encontram-se neste link.

 
 

 
 

5. Qual a maior ave de rapina diurna do mundo?
Resposta: O maior representante é o condor-dos-andes (Vultur gryphus), que possui até 130 cm de comprimento, envergadura de até a 3,2 metros e peso chegando a 15 kg. Na ordem Accipitriformes o maior representante é o abutre-preto (Aegypius monachus), do Velho Mundo, que possui 120 cm de comprimento, envergadura de quase 3 metros, e peso de até 12, 5 kg.

Dentre as grandes águias, três espécies dividem o título de maior águia do mundo: harpia (Harpia harpyja), águia-do-mar-de-steller (Haliaeetus pelagicus) e aguia-das-filipinas (Pithecophaga jefferyi). A diferença de tamanho entre elas é mínima, a harpia (H. harpyja) e a águia-do-mar-de-steller (H. pelagicus) possuem 105 cm de comprimento e peso de até 9 kg, seguida da águia-das-filipinas (P. jefferyi) com 100 cm de comprimento e peso de até 8 kg.

Fonte consultada: Handbook of the Birds of the World Alive (Del Hoyo et al. 2016).

 
 

 
 

6. Qual a menor ave de rapina diurna do mundo? e a do Brasil?
Resposta: São os falcões do gênero Microhierax, especialmente o M. fringillarius, M. caerulescens e M. atifrons, que possuem de 14 a 18 cm de comprimento e peso de de 35 a 65 g, dimensões e pesos comparáveis a de um pardal (Passer domesticus). No Brasil, o menor rapinante diurno é o gaviãozinho (Gampsonyx swainsonii), que mede de 20 a 28 cm de comprimento e peso de 94-102 g, seguido do gavião-miudinho (Accipiter superciliosus), de 24-27 cm de comprimento e peso de 75-134 g.

Fonte consultada: Handbook of the Birds of the World Alive (Del Hoyo et al. 2016).

 
 

 
 

7. Qual a maior coruja do mundo? e a maior do Brasil?
Resposta: A maioria das referências apontam para a bufo-real (Bubo bubo) como a maior coruja do mundo, possuindo de 58-71 cm de comprimento, envergadura de quase 2 metros, e peso de até 4,2 kg. Na sequência está a bufo-pescadora-de-blakistoni (Bubo blakistoni), que mede de 60-71 cm de comprimento, e peso de até 3,2 kg. Alguns pesquisadores consideram a bufo-pescadora-de-blakistoni (B. blakistoni) como a maior coruja do mundo, já que há registros de fêmeas pesando quase 4,6 kg.

No Brasil, a maior coruja é a jarucututu (Bubo virginianus), que possui 50 cm de comprimento e pouco mais de 2 kg.

Fonte consultada: The Owl Pages (http://www.owlpages.com/).

 
 

 
 

8. Qual a menor coruja do mundo? e a menor do Brasil?
Resposta: As menores corujas do mundo são as do gênero Glaucidium, que pesam entre 50 e 60 g, possuindo em média 15 cm de comprimento. Mas há divergências sobre o isso, alguns autores relatam que a coruja-duende (Micrathene whitneyi) pode medir 10,5 centímetros, sendo, portanto, menor que as Glaucidium.

No Brasil, a menor coruja é a caburé-miudinho (Glaucidium minutissimum), que possui 14 cm de comprimento e peso médio de 50 g.

Fonte consultada: The Owl Pages (http://www.owlpages.com/).

 
 

 
 

9. Os urubus são aves de rapina?
Resposta:
Sim! Apesar de não possuirem todas as características de uma ave de rapina é consenso geral que os urubus são aves de rapina (justificativas e explicações neste link).

 
 

 
 

10. Existem águias no Brasil? quais são as espécies existentes?
Resposta: Sim, podem ser encontradas 8 espécies de águias no Brasil. Mais detalhes sobre essas espécies neste link.

 
 

 
 

11. Qual a ave de rapina mais rápida?
Resposta: O falcão-peregrino (Falco peregrinus) é considerado o animal mais rápido do mundo. Não sabemos ao certo qual a velocidade máxima que a espécie atinge, mas é sabido que em seu voo picado de caça, ultrapassa os 300 km/h.

 
 

 
 

12. Qual é a importância das aves de rapina na natureza?
Resposta: Por serem predadoras, exercem uma influência estabilizadora nos ecossistemas, controlando a população de presas, auxiliando na manutenção de altos índices de diversidade. Mais informações neste link.

 
 

 
 

13. As aves de rapina atacam pessoas?
Resposta: Não! as aves de rapina são ariscas e preferem manter distância do ser humano. A única situação em que podem se tornar agressivas é quando pessoas se aproximam de seus ninhos e filhotes, assim tentam defender suas crias, o que é totalmente compreensível.

 
 

 
 

14. Quantas aves de rapina existem em todo o mundo?
Resposta: Com base nos dados existentes, existem mais de 550 espécies de aves de rapina no mundo, 340 só de espécies diurnas (gaviões, falcões e águias) e 212 só de corujas. O numero total de espécies é variável, já que para alguns autores certos táxons são considerados espécies e para outros subespécies.

 
 

 
 

15. Quantas aves de rapina existem no Brasil?
Resposta: Com base no Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (2015) ocorrem 99 espécies de aves de rapina no Brasil, sendo 49 da Ordem Accipitriformes, 21 de Falconiformes, 23 Strigiformes e 6 Cathartiformes (urubus). Veja a lista completa com informações de todas espécies neste link.

 
 

 
 

16. Lenda da águia - As águias quando ficam velhas, voam alto e tem que arrancar o próprio bico e garras para se renovarem? É verdade ou mito?
Resposta:
A história é falsa. As águias bem como qualquer outra ave de rapina não se automutilam em situações normais, não podem podem perder o bico e as garras a menos que sofram um processo traumático. As águias também não podem ficar sem comer por dezenas de dias; elas também não vivem por 70 anos, as maiores espécies vivem em média 30 anos, podendo chegar até 40 anos em cativeiro. Mais sobre as desmistificações dessa lenda neste link.

 
 

 
 

17. Encontrei um filhote de gavião/coruja, abandonado (ou machucado) o que fazer?
Resposta: A maioria desses filhotes “orfãos” são equivocadamente considerados abandonados, na maioria das vezes estão apenas aprendendo a voar e se aventurando nas redondezas da área do ninho. Por essa razão o melhor a fazer é não capturar a ave. Mais informações leia a página "socorrendo aves de rapina".

 
 

 
 



:: Página editada por: Willian Menq em Mai/2016. ::