< Falcão-caburé | Falcão-críptico >  
 

Falcão-mateiro Micrastur gilvicollis (Vieillot, 1817)
Ordem: Falconiformes | Família: Falconidae | Monotípica

Highslide JS
Indivíduo adulto. Manaus/AM. Foto: Tomaz Melo

Falcão endêmico da floresta amazônica, hábitos discretos e pouco conhecidos. Vive em florestas densas, onde caça pequenas aves, insetos e pererecas. Também chamado de falcão-mateiro-de-olhos-brancos, tauató-i e to-to-í.


Descrição:
De pequeno porte, mede 33-38 centímetros de comprimento, peso de 172-223 g (Bierregaard & Boesman, 2013). Possui plumagem cinza predominante; adulto com cabeça e o dorso cinza, ventre branco finamente barrado de cinza; cauda cinza-escuro com duas finas faixas brancas; íris branca, além da cera bico e tarsos de coloração laranja-avermelhado. O jovem apresenta o ventre mais branco com pouco ou sem barramento, tarsos e cera amarelo, e íris cinza-azulado.

Espécies similares: É muito parecido com o falcão-críptico (Micrastur mintoni) e com o falcão-caburé (Micrastur ruficollis), diferenciando-se principalmente pelo padrão da cauda com duas finas faixas brancas (M. mintoni possui apenas uma única faixa branca, e M. ruficollis possui de três a quatro faixas).

Dieta e comportamento de caça: Alimenta-se principalmente de aves, pequenos mamíferos, répteis, anuros e invertebrados. Como estratégia de caça, procura suas presas a partir de um poleiro no interior da mata, em alturas que variam de 2 e 6 m, de onde permanece imóvel aguardando uma presa. Se não encontra nada, voa para um outro poleiro e reinicia a procura. No Parque Nacional de Manu (Peru) foi observado atacando bandos mistos de aves de sub-bosque. Robinson (1994) relata o registro de restos de barata, pererecas e uma pequena ave encontrados no conteúdo estomacal de um indivíduo coletado no Peru.

Reprodução: Dados desconhecidos, provavelmente nidifica em buracos e cavidades de árvores assim como os outros falcões-florestais do mesmo gênero.

Distribuição Geográfica: Ocorre nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Bolívia e norte do Brasil (sul do rio Amazonas e oeste do rio Madeira até o Acre).

Habitat e comportamento: Habita florestas úmidas densas, vive solitário ou aos pares. Falcão arredio e de difícil observação, assim como seus congêneres é mais ouvido do que observado. Possivelmente seus hábitos sejam semelhantes aos do falcão-caburé (Micrastur ruficollis).

Movimentos: Espécie residente.

 

 

:: Página editada por: Willian Menq em Abr/2018. ::

 


Referências:

Bierregaard, R.O., Jr & Boesman, P. (2013). Lined Forest-falcon (Micrastur gilvicollis). In: del Hoyo, J., Elliott, A., Sargatal, J., Christie, D.A. & de Juana, E. (eds.) (2013). Handbook of the Birds of the World Alive. Lynx Edicions, Barcelona

Robinson, S.K. (1994) Habitat selection and foraging ecology of raptors in Amazonian Peru. Biotropica 26:443-458.

Schwartz, P. (1972) Micrastur gilvicollis, a valid species sympatric with M. ruficollis in Amazonia. Condor 74:399-415.

Whittaker A (2002) A new species of forest-falcon (Falconidae: Micrastur) from Southeastern Amazonia and the Atlantic rainforests of Brazil. Wilson Bulletin 114: 421-445.

Site associado: Global Raptor Information Network

 

 

Citação recomendada:

Menq, W. (2018) Falcão-mateiro (Micrastur gilvicollis) - Aves de Rapina Brasil. Disponível em: < http://www.avesderapinabrasil.com/micrastur_gilvicollis.htm > Acesso em: .



 
 

Distribuição Geográfica:

Status: (LC) Baixo risco

Canto - (gravado por: A. B. Hennessey)
By: Xeno-canto.

 




Highslide JS
Indivíduo jovem.
Manaus/AM, Maio de 2015.
Foto:
Eleonora Pinheiro
 
Highslide JS
Indivíduo adulto.
Presidente Figueiredo/AM, Nov 2014.
Foto:
Pilar Maia